sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O JUSTO VIVERÁ DA FÉ

Shalom Adonai povo !!!

Maravilhoso e bom é viver as coisas do Senhor!

Quero deixar nesta postagem um comentário baseado em fundamentos bíblicos.

Todavia o meu justo viverá da fé

Definições importantes para o bom entendimento



Visão bíblica: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11:1)
Visão Wikipédia: Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.
Visão Dicionário Aurélio: s.f. Fidelidade em honrar seus compromissos, lealdade, garantia: a fé dos tratados. / Confiança em alguém ou em alguma coisa: testemunha digna de fé; ter fé no futuro. / Crença nos dogmas de uma religião; esta mesma religião: ter fé; a propagação da fé. / Crença fervorosa: fé patriótica. / Afirmação, comprovação: em fé do que lhe digo... / Testemunho autêntico que certos funcionários dão por escrito: a fé do tabelião. // Estar de boa fé, estar convencido da verdade do que se diz; estar de má fé, saber muito bem que se diz uma coisa falsa; ter intenção dolosa. //

Então dentro dessas três visões da fé, podemos extrair resumidamente que fé é: Esperar com Confiança e Lealdade. Aguardar aquilo pelo qual age a sua fé e confiar que a promessa dentro da visão da fé vai se concretizar,e  apesar de todas as dificuldades que se apresentam deve-se manter fiel assim como é fiel Aquele que o chamou.

E falando em FÉ, a bíblia nos mostra que existe um Pai instituído para a FÉ, e este é Abraão!
Diz as escrituras: 

Romanos 4 : 11-14,17
E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;

E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.

Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.

****************

Veja como é interessante! Todos aqueles que andam (ou andaram) nas pisadas de fé de Abraão, são filhos da fé, prefigurando Abraão; aquele que é O Autor e Consumador da nossa fé (Jesus Cristo) (heb 12:2).

E através da fé, e somente dela, teremos parte com as promessas de Deus feitas a Abraão (Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti (gal 3:8)).  Note que a promessa feita a Abraão não se limitou a nação Israelita, mas a todas as naçoes da terra, e a promessa feita a Abrahão, o pai da fé é esta: que por meio de Abrão, haveria bênçãos sobre todas as famílias da terra (Gênesis 12:1-3); e estas bênçãos se manifestaram em Israel físico, e também na igreja!

Considerando a "sustância" dessas palavras, gostaria de ir um pouco mais além...

Diz ainda mais a Palavra de Deus:

Marcos 9:23

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.
João 11:25
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
João 3:36
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

Note que em várias passagens no novo testamento, tanto nos evangelhos quanto nas cartas apostólicas, toda a nossa fé é direcionada ao Senhor Jesus. Paulo dizia também "Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo".
Toda a honra e glória e louvor por tudo é direcionada a Cristo.

Fica muito claro que Cristo é o detentor e galardoador de toda a fé, e toda promessa feita a Abraão se cumpre Nele!  Aleluia!!

Podemos crer desta forma então que se cumpre a palavra que diz "meu justo viverá pela fé" quando lemos essas três passagens mencionadas acima; e que existe uma promessa de uma vida e gozo eterno prometidos por Deus, e somos abençoados com todas essas bênçãos promovidos pela fé em Cristo (Efe 1:3)

Então assim,  nada é impossível para aquele que acredita, pois até da morte o Senhor dará a vida, para que se cumpra nele toda a Sua Palavra, pois nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (ROM 8:37-38)

Assim, depois das palavras colocadas acima, podemos entender o seguinte texto:

EFESIOS 2

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;


++++

!!! ALELUIA !!!  que Deus maravilhoso !!!

Amados leitores,

Nossa vida eterna tem um passaporte, e o passaporte é a nossa fé!
Não é necessário obras na entrada para esta promessa, mesmo porque, ninguém será justificado pelas obras, conforme diz a palavra, mas a justiça de Deus em Jesus Cristo advogará nossa causa e seremos justificados pela fé!!
Glorifiquem aí amados!  Deus é maravilhoso!
Penitência nao salva, oferta não salva, dízimo não salva, batismo não salva, mas, faz diferença a sua fé e a sua atitude de fé com relação a promessa!

Eu creio !

" TODAVIA O MEU JUSTO VIVERÁ PELA FÉ "

SHALOM ADONAI

Um comentário:

  1. Cesinha meu queiiiiiduuuuuuuu!!!!!!!!!
    Glória a Deus poressa rica oportunidade...
    Pela Fé nos chegamos a Deus por Jesus...
    Vê se termina essa postagem logo...
    Abraços!
    Shalon Adonai!

    ResponderExcluir