segunda-feira, 18 de abril de 2011

Eu sou um vermezinho de Jacó? - " Sessão pergunte para o blogueiro "

Seja abençoado com Paz de Cristo caro leitor !

Seja bem vindo a sessão pergunte ao blogueiro !!

Um grande ponto de interrogação fica armazenado dentro da nossa mente em algumas situações que lemos na bíblia, ou quando ouvimos alguns pregadores falarem acerca de trechos específicos da palavra de Deus.

O assunto escolhido de hoje é: vermezinhos de Jacó.

Vamos para a referência:
"Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu Redentor é o Santo de Israel" (Is 41.14).

O termo usado, em algumas escrituras pode variar de vermezinhos para bichinhos de Jacó, que na verdade tem o mesmo sentido.
Quer dizer então que Deus está chamando algumas pessoas de vermes? 
Não!! De maneira alguma!
Primeiro, voce, caro leitor não pode se enquadrar em todos os trechos da bíblia e achar que voce faz parte daquele momento ou daquela profecia.
A palavra de Deus tem sempre uma direção, um destino certo. Então ao ler a bíblia tenha sempre a tendência de buscar saber o seguinte:

1) Qual é o tipo de mensagem
2) Quem está transmitindo a mensagem
3) Para quem é dirigida aquela mensagem

Existem alguns trechos da bíblia que Deus usa profetas para falar especificamente com algumas pessoas: Ele falou com Nínive através de Jonas, ele falou com Faraó através de Moisés, Ele falou com escribas e fariseus através de João. E tudo isto acontece porque Deus precisa fazer algo acontecer em determinadas situações, mas o fato de Ele ter dito algo em um determinado tempo, não quer dizer que voce se encaixa na história, mesmo porque o seu tempo é outro, a mensagem transmitida foi específica e direcionada, e certamente Deus tem algo que diz respeito a nossa vida. Aprenda a ouvir a voz do Senhor falando contigo através da sua mensagem!

De igual modo, os trechos bíblicos devem ser vistos e observados de maneira inteligente, para que voce saiba exatamente a mensagem de Deus para o seu coração. Seja no novo ou no velho Testamento, Deus sempre acrescenta algo gostoso e fresquinho no nosso conhecimento. Mas toda a palavra deve ser lida com responsabilidade!

Voltando ao assunto do vermezinho...

Tudo o que lemos, como indiquei acima, deve ter uma análise. Sendo assim, vamos "destrinchar" mais um pouquinho do "contexto" do versículo:


Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;...
... Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.



Atenção:

Entendemos aqui neste trecho lido que Deus fala de uma genealogia, de uma descendência (Abraão, Isaque, Jacó (Israel) e que quando ele fala de vermezinhos de Jacó, isto trata clara e diretamente da descendência de Jacó, diz respeito a uma multidão inumerável como a areia do mar, que recebeu a promessa da descendência de Israel  ("Leia sobre tribos de Israel")

Deus usa de maneira maravilhosa e muito clara a vida do profeta Isaías para consolar  e para exortar também o povo; onde traduzindo-se em palavras literais, sem metáforas ou figuras de linguagem  lê-se:
- não tenha medo, povo numeroso da descendência de Jacó, eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu salvador é o Santo de Israel.

Eeeeeeeiiiiiii, então onde está o vermezinho?

Ser vermezinho de Jacó só vai ter significado na sua vida se voce for de família Judaica ou Israelita, mas se voce é Igreja, participa da linhagem de Cristo é não é mais chamado de vermezinho de Jacó, e sim de filho do Deus altíssimo!

Deus te chamou para uma realidade diferente, pra ter o sobrenome Dele através de Jesus Cristo. Porque antes seu sobrenome era: condenado, e agora voce é chamado: Salvo. E isto tudo pelo poder do amor de Deus através de Cristo.

Amado leitor, faça valer o que Cristo fez por voce. 
Leia a palavra de Deus com responsabilidade e seja abençoado em nome do Senhor Jesus!

Finalizo esta "Sessão pergunte ao blogueiro" deixando um grande abraço.


SHALOM ADONAI


by: Cesar Vitoriano


Bibliografia:
www.bibliaonline.com.br
www.chamada.com.br/mensagens/plano_de_deus.html
www.bibliaonline.net/artigo/814/pt-BR

10 comentários:

  1. Obrigado que Deus continue usando o Senhor abençoando a tua vida é toda tua família nome de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Muito bem espricado Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Bem explicado de forma bastante clara para um bom entendimento.

    ResponderExcluir
  4. Esclarecimento da parte de Deus
    Aos corações de saber que Deus tem,Deus faz,Deus pode realizar nossos sonhos
    E obter o sucesso amém.

    ResponderExcluir
  5. Sou o presbítero Wesley
    E desejo que Deus na sua infinita misericórdia nos abençoe com todas sortes de bênçãos.

    ResponderExcluir
  6. Que seja próspero e abençoado o seu ministério!

    ResponderExcluir
  7. Sua explicação é totalmente sem nexo e fora do contexto original hebraico e cultura que essa expressão (vermizinho) foi utilizada para se referir a casa de Jacó, as doze tribos de Israel.

    Estudo sobre o Cedro e o verme que só dá no cedro,o quão frágil ele é, mais também como Ele pode destruir um cedro de muito mais de 28 metros.

    Esse verme é muito importante, e exige extremo cuidado para ser resgatado vivo da árvore de cedro, pois sua tintura é de extremo valor, ele é muito sensível e poder estourar muito fácil se não souberem bem corta a árvore da forma correta para colhe-lo.

    Leia um pouco mais dos Escritos dos sábios comentaristas judeus!

    Todos os povo de Yisra-El sabia do que o profeta estáva falando naquela época, é só hoje que as pessoas ficam inventando explicação que não tem nada haver.

    Shalom Uvhacha B'Shem Yeshua HaMashiach m!

    ResponderExcluir