quinta-feira, 30 de junho de 2011

Servir ou sermos servidos? Eis um grande dilema!

Olá amados do Senhor,

Meditar sobre as nossas atitudes como cristãos e comentar assuntos pertinentes a palavra do nosso Deus é exclusivamente o foco deste BLOG.
E você é o motivo de eu ser perseverante neste veículo de comunicação.
Agradeço pelas visitas e também pelas palavras de incentivo, pois me impulsionam a prosseguir.

O assunto nesse momento é: Servirmos ou sermos servidos?

Trazendo da tradução grega :
1. Diakoneo = servir
2. Diakonia = serviço
3. Diakono = diácono ou servo

Termo Servir: do latim servire, ligado a servus, servo, escravo, do mesmo étimo de servitium, serviço, e de serventuário, serventia.

A bíblia nos ensina um caminho, e aponta para uma direção que devemos seguir e assim chegarmos até a vontade do Pai. Cristo nos ensina em todo o momento a sermos servos, servirmos ao Pai, servirmos uns aos outros, enfim, fazermos o que Ele fez.

Em contrapartida, Deus nos mostra através de sua Palavra, pessoas que foram servidas; pessoas que foram abençoadas e honradas quando buscaram andar com o Pai. Pessoas que saíram do anonimato e da vergonha e sentaram-se em lugares de honra, junto de príncipes.

Com tantas situações postas a mesa ás vezes nos agarramos nas palavras que mais condizem com a nossa necessidade no momento ou naquela que é mais conveniente ao nosso ego. Afinal, fica o dito pelo não dito.

Quando não temos a direção do caminho que devemos andar, segue-se aquele que é mais atraente. Assim também caminhou Ló pelas campinas verdejantes, buscando um horizonte promissor e abençoado, porque ele ouvia a voz de seu próprio coração. Interessante que o próprio Cristo em João 6:26-27 fala que o povo o  buscava pelo pão que perece, porque quando o seguiam ficavam de barriga cheia. É fato que a atração do momento é buscar a Jesus porque ele pode resolver situações, é claro, e além de tudo nos dar a Paz prometida.

Buscamos Deus pelo serviço que ele pode nos prestar e por tudo aquilo que ele tem para nos oferecer. Chegamos muitas vezes de mãos vazias no altar, sem ter o que ofertar, sem entendimento e cheio de perspectivas.

Hoje em dia, fala-se em bênçãos, ser um homem abençoado, ter uma vida abençoada, ter os celeiros cheios, as portas abertas, carro na garagem, ter o melhor emprego, ser o empresário de maior ascensão e estabilidade, afinal, estar no topo das paradas de sucesso!

Todos os dias, na grande maioria dos lugares onde pessoas ajuntam-se em um pseudo-sentimento de servir, percebemos que somos ensinados a sermos servidos pelo Senhor! Enfim, queremos sempre receber algo e insaciavelmente, pedimos por tudo e chegamos ao máximo de nossa ignorância quando "encostamos Deus na parede", cobrando de maneira injusta promessas que "foram feitas" sem ao menos saber se somos dignos  realmente recebê-las, e por outro lado, se essas promessas foram direcionadas para nós ou se é para alguém em específico! 

Tenho sempre a mesma impressão: que forçamos o leite sair das "tetas da vaca" impondo a ela o cumprimento seu papel, porque ela foi feita para isto... Da mesma forma, pegam-se versículos bíblicos e gritam por todos os lados e pra todos ouvirem: "Deus tem que cumprir a sua Palavra... é promessa Dele", usando todo o tipo de artimanhas e falácias, tentando justificar que Deus se esqueceu de sua obrigação e precisa ser lembrado. Entende-se nas entrelinhas que possivelmente "ELE" tenha perdido sua onisciência, onipresença e onipotência. Vai saber né? Afinal quando a mente é limitada, parece que Deus também se limita.

Quando analiso esta situação, percebo que "investimos" em Deus e ele nos retribui com juros e correção monetária em tudo aquilo que desejamos. É o que dizem: é dando que se recebe.

Mas Deus não é um banco onde voce deposita a sua fé e saca $ valores $

Fé para conquistar o céu... alguém tem?
Fé para ter uma vida descente.. alguém tem?
Fé para viver piamente o Evangelho de Cristo... sem mistura... alguém tem?

É algo para analisar!

Estão trocando a Graça de Deus pela matéria. Estão pervertendo o amor de Deus que é inatingível e Ágape por algo banal e temporário. Estão fazendo cumprir a palavra de Deus, porque fazem negócio de nossa fé! O amor se esfria em todo mundo, tanto por Deus como pelas pessoas, pela igreja e pelo evangelho. Ai de nós Senhor!

Somos aqueles que querem ser servidos pelo anjo; mas no deserto, não rejeitamos as tentações do inimigo!
Somos aqueles que querem o melhor dessa terra, "porque o filho de Deus merece o melhor", mas não procuramos ser o melhor!
Somos aqueles que dizimam o endro e o hortelã, mas esquecemos de dizimar a própria vida, que se esquecem da lei do amor e da misericórdia. Antes fizéssemos essas coisas sem omitir aquelas.

Eu quero bênção material, quero a família curada, quero meu carro, uma casa, quero uma vida boa, eu preciso ser servido... é o que todos dizem, e na realidade é o " hit do momento " na mídia!! A Fé virou um show de horrores maquiados pela falta de temor teatral de alguns líderes. Tudo em nome do Senhor(?).

Pergunta que não quer calar:
Será que se Deus não tivesse nada para nos oferecer aqui na terra continuaríamos servindo?
Muitos se acham servos porque foram batizados quando criança! Outros porque levantaram a mão e aceitaram Jesus confessando com seus lábios. Mas ser servo é muito mais do que isto, ser servo é um desprendimento, é liberar amor, é ser oferta para o outro e ser oferta é negar-se a si mesmo e viver a vontade de seu Senhor.

Ser oferta é dar a outra face, é ser sal e luz, é obedecer a voz do Senhor e reconhecer a presença Dele até nas coisas aparentemente pequenas.
Ser oferta é passar pela Cruz! Enquanto a nossa vida não passar pela cruz o sentimento de servir será sempre violentado pelos desejos do nosso velho homem. A nossa velha natureza preza em satisfazer os próprios desejos, em ser sempre visível e sempre insaciável.

Em controvérsia a toda esta situação a bíblia nos mostra o seguinte caminho:

Marcos 10:45
Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

Filipenses 2:5-9
Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

João 12:26
Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará.

Ei querido leitor, se o modelo que devemos seguir é Cristo (por isso somos chamados de cristãos), eis a direção para nossa vida. O senhor nos declara em vários trechos de sua palavra que honrará o seu servo fiel, e esta promessa certamente se cumprirá em Cristo, na glória. Mas sem sombra de dúvidas, quando Deus quer fazer algo acontecer na vida de alguém para trazer alegria e mostrar que Ele é o Deus que cuida do seu povo, ele também faz, porque é poderoso para tal. Mas isto não quer dizer que devemos segui-lo tão somente por suas bênçãos. Existe algo a muito mais além daquilo que desejam as suas mãos.

Veja que interessante:
Quando Cristo no deserto foi fiel até o fim, vencendo todas as tentações e permanecendo firme no seu propósito, mesmo possivelmente fraco e com fome, o Senhor enviou o seu anjo para o servir.
Eu entendo que quando Cristo foi oferta no propósito de Deus, permanecendo firme em meio ás dificuldades, quando este abdicou das suas necessidades para servir o Senhor, o próprio Deus enviou o Seu anjo para servi-lo.


Então fica a dica:
Se voce quer ser servido, primeiramente seja uma oferta agradável ao Pai, com cheiro suave em seu altar, digno de boas obras, revestido de um coração purificado, tendo uma vida confessa  no Senhor. São características de um servo fiel servir ao Senhor com amor.

Pois,


Quem não aprende servir, não serve para ser servido.


A todos com amor,

SHALOM ADONAI
By: Cesar Vitoriano


Dados bibliográficos:
www.wikipedia.org
www.bibliaonline.com.br
www.verdadeviva.org.br/livservo.htm
www.wordofgracemission.org/Estudos/Tesouros/est.filip.htm
www.renas.org.br/arquivos/File/Livros/livro_diaconia.pdf
doutrinacalvinista.blogspot.com/2007/04/origem-do-ofcio-de-dicono.html
www.youtube.com/watch?v=uYY7Z-IUm_A&NR=1


2 comentários:

  1. Ave Cesar! (risos!)
    É verdade irmão, chega dessa onda de apenas ser servido! O servo verdadeiro do Senhor é para ser útil nas mãos do Rei e não um "sultão gospel"!

    God bless you, mano!

    Microscopicamente (João 3.30),

    Walter Filho

    http://blogdowaltim.blogspot.com

    ResponderExcluir